09 DEZ 2020

Aula aberta Não é magia, é ciência

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

1. Sobre a concessão de Bolsas de Estudo

As Bolsas de Estudo referidas neste edital estão condicionadas à participação do concurso de produções da aula aberta Não é magia, é ciência, descrita no item 2.1. e referem-se ao ano letivo de 2021.

1.1 Disposições gerais sobre as Bolsas de Estudo

As Bolsas de Estudo, ofertadas neste edital para o ano letivo de 2021, não são cumulativas e não podem ser combinadas com nenhum outro sistema de desconto que, por ventura, o participante já possua para o referido ano. Igualmente fica o participante ciente de que tal bolsa é pessoal e intransferível, tanto para outro titular como para outro período letivo ou outra modalidade de ensino da Instituição que não o descrito neste edital. Da mesma forma, os descontos de cada uma das modalidades de bolsa não poderão ser convertidos em valores monetários ou quaisquer outras formas de compensação de crédito.

As produções serão classificadas em quatro categorias, como descrito no item 2.1 deste edital: texto escrito, vídeo, áudio ou imagem.

1.1.1 Será concedida UMA BOLSA de 20% de desconto para as mensalidades do ano letivo de 2021 ao primeiro classificado geral do Concurso de Produções, independentemente de sua categoria;

1.1.2 Serão concedidas QUATRO BOLSAS de 15% de desconto para as mensalidades do ano letivo de 2021 aos primeiros colocados de cada uma das quatro categorias anteriormente mencionadas;

1.1.3 Aos demais participantes da aula aberta, da qual a atividade do Concurso de Produções é parte integrante, que efetuarem o envio dos materiais, será concedido desconto de 5% nas mensalidades do ano letivo de 2021;

1.1.4 Os vencedores não poderão cumular bolsas promovidas por este edital.

A todos os participantes, independentemente de sua colocação, que tenham submetido material para o Concurso de Produções e este não tenha sido desclassificado, será oferecido um Certificado de Participação ou de Vencedor do Concurso.

1.2 Dos critérios para participação do Concurso de Produções

São elegíveis para participar do Concurso de Produções alunos e alunas que nunca tenham estudado no Ensino Médio da Escola Monteiro Lobato (matricula ativa ou inativa) e que cursarão, no ano letivo de 2021, restritamente uma das três séries do Ensino Médio em sua modalidade seriada (não aplicável ao EJA e EAD) integralmente na Escola. O participante, uma vez elegível para o concurso, poderá participar apenas uma vez, sendo vetado o envio de mais de uma produção textual por participante.

2. Sobre o evento

A aula aberta intitulada “Não é magia, é ciência” é uma atividade online, ofertada pela Escola Monteiro Lobato, que ocorrerá no dia 15 de dezembro de 2020, às 15h. Como finalização da atividade, as alunas e os alunos que participarem poderão concorrer a bolsas de estudos para o ano letivo de 2021 através de uma tarefa final de produção textual. Para participar da aula aberta, e por conseguinte do concurso de produções, é necessário efetuar previamente a inscrição no evento (clique aqui para ir ao formulário de inscrição).

2.1 Sobre o Concurso de Produções

Serão recebidos materiais inéditos, de autoria própria do participante, que atendam à questão norteadora "o que tenho a oferecer, como aluno, à Escola Monteiro Lobato?", e que não firam princípios legais. Materiais que não se enquadrem nessas prerrogativas serão desclassificados. Serão aceitas produções que versem sobre essa justificativa, em gêneros textuais como redação oficial, produção de vídeo, ilustração, fotografia ou outro formato, discursivo ou imagético, de preferência do participante, desde que responda à pergunta norteadora e se encaixe em uma das quatro categorias elencadas: (i) texto escrito, (ii) vídeo, (iii) áudio ou (iv) imagem.O participante, ainda que não tenha participado da aula aberta, poderá efetuar o envio do material e concorrer às bolsas descritas neste edital.

2.2 Critérios de avaliação

As produções serão avaliadas de acordo com sua categoria, de modo a se observar a identificação e produção adequada do gênero escolhido. Além disso, será analisada a criatividade da produção e adequação ao tema proposto no item 1 deste edital.

2.3 Dos prazos, divulgação dos resultados e comissão avaliadora do concurso de produções

O envio das produções textuais deverá ser feito até 23h59min do dia 20 de dezembro de 2020, através de formulário específico a ser disponibilizado para os participantes no dia do evento. As entregas efetuadas após esse prazo serão desconsideradas. Os dados dos participantes estarão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) e o participante autoriza a veiculação de sua produção, sem qualquer custo e direito de imagem para a Escola.

A banca avaliadora das produções será composta por professores e professoras da Escola Monteiro Lobato e às deliberações tomadas pela comissão não caberão recursos e/ou pedidos de revisão.

Os participantes serão comunicados do resultado via contato direto (telefônico, WhatsApp e/ou e-mail), até, no máximo o dia 05/01/2021