Redes Sociais

Quer saber o que nossos alunos pensam sobre Redes Sociais? Este é o texto de Giulia, Joshua, Luis e Vitória do 1º ano, orientados pela professora Roberta.

 

A rede social é um dos meios mais usados hoje em dia, ela foi uma das coisas mais úteis já inventadas e ajuda as pessoas a encontrar informações, a se socializarem. Ela é usada até para as pessoas que estão desempregadas encontrarem novos empregos. Rede social pode ter várias características como o Facebook, Twitter, Instagram entre outras, que são redes sociais que ajudam as pessoas a se conhecer. Tem também as redes profissionais que são as que fazem parte de uma empresa ou loja e, por último, as redes comunitárias que são as criadas por bairros ou cidades. As redes sociais têm dois lados: o negativo e o positivo, o lado negativo é que algumas pessoas a usam para praticarem golpes, ex: marcarem um local de encontro e a pessoa não ser o que dizia ser e, o outro que concordou em aparecer no local acabar sendo vítima de algum crime, mas o lado positivo é que ajuda muita gente a se comunicar e a encontrar amigos das antigas. Com os avanços tecnológicos, as pessoas andam ‘mofificando’ a língua portuguesa com abreviações como um jeito mais fácil e rápido de se comunicar, abreviação é usada quando as pessoas normalmente estão com preguiça de escreverem da maneira correta. Alguns usam abreviações em entrega de trabalhos, provas, redações para vestibular e muito mais. Abreviação é um problema que vem da internet porque as pessoas acabam se acostumando com o jeito que escrevem lá e acabam usando esse tipo de escrita no dia a dia. Muitos acreditam que essa prática não vai levar a nada, mas na verdade pode acabar prejudicando a escrita dessas pessoas no futuro e isso não para por aí, as pessoas também andam usando gírias na apresentação de trabalho, provas ou qualquer outro tipo de texto. A gíria é usada como um jeito de cada grupo de pessoas se comunicar, mas essas ela podem se tornar um vício e acabar prejudicando uma apresentação de trabalho, etc.

Exemplos de gírias e abreviações usadas nas redes sociaisBagulho, mina, cabuloso (a), mano, trampo e truta.  Coroa, magrela, gata ou gato, catinga, cabeça dura e dar o troco.

Exemplos de abreviações: Pq, Blz, Novis, Vlw, Vc e Qdo.  Pq- Porque, Blz- Beleza, Novis- Novidade, Vlw- Valeu, Vc- Você e Qdo- Quando.