Vamos falar sobre poemas?

Pedimos para os nossos alunos do 1º ano do ensino médio falarem sobre os poemas que mais gostaram e nos explicar um pouco os motivos disso. Com a palavra Pâmela Feula Martins:

Poema de Inverno
Nos dias de inverno
aconchega-te do teu amor,
divirta-se com as crianças,

acenda uma fogueira e
reúna-te com teus amigos.
O calor do amor é tão vital quanto
o calor do sol!

Augusto Branco

O porquê eu escolhi este poema:

Meu interesse pelo poema de Augusto Branco despertou a partir do trabalho de literatura pois nesse trabalho teria que pesquisar poemas sobre um tema escolhido e quando o li me chamou a atenção ele me levou a refletir diversas vezes sobre acontecimentos da minha vida.

Este poema em um sentindo mais alegre, sentimental e figurado fala muito sobre união e felicidade.

O poema de Augusto Branco é simples, pequeno mas nos trás uma grande lição de moral pois se refletirmos após a leitura sobre nossas atitudes e a sociedade onde vivemos podemos ver que ele nos mostra o afeto e o amor ao próximo.

Ao ler esse poema pude ter a imensa alegria de lembrar muitos momentos em que vivi em minha infância, momentos de união com minha família e muito afeto. Também o escolhi pois uma das melhores coisas que a literatura pode nos proporcionar é o sentimento, é o que sentimos ao ler algo.

Esse tipo de poema prende o leitor, o que aconteceu no meu caso ao ler. Repeti muitas vezes e me emocionei muito, com esse poema consegui identificar a literatura através do que foi estudado.

Pelo menos uma vez ao dia deveríamos dedicar a leitura até mesmo de poemas, pois podemos refletir muito sobre o que queremos, sobre nossas atitudes do passado e também do futuro.    Esse poema já ficou marcado em minha vida.

Esses são os motivos do poema ‘’nos dias de inverno’’ ter sido escolhido como o melhor.