Sabe o que é Scaning e Skimming?

Que tal começar oficialmente as publicações do Vlogo do Monteiro falando sobre técnicas de leitura? Orientados pelo professor Gustavo (de inglês), os alunos Anayá Camboim, Andrew Schimidt, Leonardo Rodrigues, Nathália Carvalho, Nicole Soares, Rafaela Capitão e Thiago Guardiola, nos explicam o que são estas técnicas.

Scanning: o que é e qual a sua função?

Scanning é uma forma de leitura prática e objetiva, que praticamos quando precisamos encontrar uma informação específica em um texto que aborda diversos assuntos. Este estilo de leitura é praticado, normalmente, por meio de palavras chave. Esta prática é tão rotineira que a utilizamos toda vez que navegamos no Google, por exemplo. Quando queremos pesquisar algo, não escrevemos a indagação completa, apenas palavras chave referente ao assunto desejado. Há outros exemplos de situações que utilizamos a técnica scanning, tais como: na procura de uma palavra no dicionário ou de um capítulo específico em um sumário.

Skimming: definição e utilidades.

Skimming é uma técnica de leitura um tanto mais complexa que o scanning, mas prática, eficiente e objetiva da mesma maneira. A diferença entre os dois é que no skimming não procuramos apenas palavras ou tópicos específicos, mas sim, informações importantes presentes em um texto amplo. Este estilo de leitura é muito praticado por estudantes, quando é preciso ler um livro, uma apostila ou um texto com diversos conteúdos para responder um questionário, por exemplo. Você, ao invés de ler o texto completo, lê a questão e posteriormente se dirige a leitura já procurando aquilo que você deseja saber. O mesmo fazemos quando estamos estudando determinado conteúdo para fazer uma prova: grafamos com o marca texto as partes
principais, sem nos preocuparmos com os detalhes. Nestes e outros casos, utilizamos a técnica skimming