21 SET 2016
A Rua é Nossa!

Neste 21 de Setembro tomamos a Rua da Praia, enchemos de conhecimento e clamamos à população por paz. Trata-se de uma iniciativa do Monteiro Lobato junto ao Sinepe-RS. Respondemos a convocação de fazer alguma ação no Dia Mundial da Paz, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade que estamos perdendo a rua para os bandidos.Nossos alunos do ensino médio tiveram os períodos finais em plena Rua dos Andradas. Cada aluno pegou sua cadeira e organizou três salas de aula à céu aberto, repetindo assim o gesto histórico dos alunos do Monteiro Lobato, que nos anos 1970 carregaram suas classes pela Rua da Praia, rumo a nova sede.

Com atividades diferenciadas, previamente planejadas para o tema, os professores Alexandre, Roberta, Juliana, Fábio e Maica deram uma aula de conhecimento, não apenas para as turmas, mas também para quem passava. Os alunos, aliás, não apenas gostaram da ideia, como pediram para repeti-la mais vezes.  Afinal, ninguém quer 'sair do solzinho', como disse nossa aluna do primeiro ano, ao ser chamada para guardar sua cadeira ao fim da aula. 'Muito legal isso, adorei', disse outro aluno, do segundo ano, voltando da aula de educação física, que se deu na Praça da Alfândega. 'Podemos fazer de novo?', perguntou um aluno do terceiro ano, ao se despedir da coordenação da escola, na hora de ir embora. Entre a adrenalina dos professores e a experiência nova para os alunos, as aulas incluíram até um discurso inflamado antiviolência de uma transeunte, cujo filho, da idade dos alunos participantes do projeto, havia sido assassinado.

Uma nota especial de agradecimento aos pais, que participaram da ação, fazendo as vezes de paredes das salas de aula e segurando cartazes que informavam à população o objetivo de nossa ação. Os cartazes, aliás, foram elaborados pelos alunos Lobna Essabaa, Pedro Finholdt, Lorenzo Machado, Miguel Raupp (do terceiro ano) e Pedro Dresh, Maycon de Jesus e Isadora Corrêa (1º ano), que mostraram seu talento e criatividade. O evento foi muito bem recebido pela população, e nosso clamor pela paz espalhado pelas redes sociais por pais, alunos, professores e demais população do Centro Histórico. Além disso, os alunos do primeiro ano lançaram a hashtag #Pazparatodos

Um parabéns a todos envolvidos, e chega de violência! A rua é nossa!