Institucional

Conheça mais sobre a Monteiro



 

A história da Sociedade Educacional Monteiro Lobato começa há mais de 50 anos, em 1958, e ela nasce de um sonho – como toda grande obra real. Depois de trabalhar em diversos colégios, o Professor Pinheiro Wlademirsky Eizerik resolve criar uma escola junto com sua esposa Berta. Ali começava a história do Monteiro Lobato, mais antigo e tradicional EJA de Porto Alegre, onde foram dados os primeiros passos como uma instituição de ensino que oferecia nova oportunidade para os alunos que estavam fora do sistema tradicional de ensino da época. E o objetivo era claro: um lugar onde o aluno teria liberdade de questionar, discordar e, principalmente, aprender. Durante as três décadas seguintes o Monteiro Lobato se consolidou no cenário educacional de Porto Alegre como sinônimo de supletivo de qualidade.

 

Nos anos oitenta, com a chegada de Bruno Eizerik e Cíntia Eizerik, uma segunda geração da família começa seu trabalho na escola. Entre 1989 e 1992 o Monteiro Lobato recebe a autorização da Secretaria de Educação e Cultura para realizar provas e emitir os certificados na própria escola, algo que era uma revolução para a época. Em 1997, o Monteiro Lobato abre as portas de sua escola seriada, com um ensino voltado para o aluno, e foco no que existe além do vestibular, e não apenas nele. O ano de 2004 traz consigo o primeiro vestibular da FATO - Faculdades Monteiro Lobato. Com décadas de tradição no ensino, o Monteiro Lobato cresceu com seus alunos e passa a oferecer os cursos de Administração, Contabilidade, Gestão Ambiental, Produção Cênica e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

 

Hoje, o Monteiro Lobato é um verdadeiro complexo educacional, contando com Cursos de Graduação e Pós-Graduação, além de Educação de Jovens e Adultos (presencial e a distância) e Escola de Ensino Médio Seriada, somando assim mais de 4.000 alunos por ano, atendidos de forma individualizada e pessoal por uma equipe de mais de 130 profissionais. Tudo isso está localizado em uma sede de 16 andares situada no centro, bem no centro de Porto Alegre, a qual dispõe de um rigoroso sistema de segurança, cafeteria, auditório e quadra-poliesportiva, além de salas de aula multimídia e laboratórios de informática.

 

Uma base com laços familiares, que já está na terceira geração com a chegada de Flávia Eizerik, e uma administração absolutamente profissional fazem da Sociedade Educacional Monteiro Lobato uma empresa-modelo em termos de relacionamento direção-professor-aluno. Aqui concentramos esforços para alcançar o equilíbrio almejado por todas as instituições de ensino. E é isso que torna o Monteiro Lobato moderno há mais de 50 anos.



 

Missão

Melhorar vidas através do ensino

 

Valores

- Comprometimento

- Efetividade

- Proatividade

- Respeito

- Ética

- Sustentabilidade

 



 

Você conhece o Monteiro Lobato, já ouviu falar e conhece alguém que estudou aqui. Mas será que você realmente conhece o Monteiro Lobato?


Nossa sede conta com dezesseis andares customizados para oferecer ao aluno o que existe de mais moderno para auxiliar no aprendizado e tornar a experiência do ensino mais aprazível.

Começando pela portaria, contamos com entrada identificada, além de um sistema de monitoramento interno com câmeras para garantir a segurança dos que percorrem o prédio. O porteiro é auxiliado por um segurança externo para maior tranquilidade dos estudantes.


Na sobreloja funciona a Central de Atendimento ao Aluno, o setor planejado para oferecer auxilio nas questões administrativas dos estudantes. No primeiro andar, funcionam os setores táticos e estratégicos do Monteiro Lobato: o expediente interno da secretaria, o Setor de Compras e Patrimônio, o Arquivo, o Departamento Pessoal, a Tesouraria, a TI e a Mantenedora. Todos trabalhando à vista dos alunos e sempre prontos para atendê-los.


No quarto andar, encontra-se uma agradável cafeteria para ser visitada nos momentos de intervalo dos estudos, oferecendo lanches saudáveis feitos na hora. No mesmo andar, o aluno conta com a central de cópias, o NAFFATO (núcleo de apoio fiscal) e um laboratório de informática certificado pela Microsoft. Outros laboratórios de informática podem ser encontrados no oitavo e nono andar, oferecendo ao aluno a oportunidade para pesquisas e realização de trabalhos sempre que necessário, além da possibilidade de aulas com o uso de tecnologias da informação. O nono andar conta também com a sala do Grêmio Estudantil e o DCE, um local com decoração tão plural quanto se espera que sejam tais movimentos.


O quinto andar abriga o laboratório de análises ambientais, garantindo ao aluno a vivência dos conceitos aprendidos em aula. No décimo segundo andar a biblioteca reina sozinha, com títulos úteis para todos os cursos do Monteiro Lobato, disponíveis para leitura local e empréstimo. Além de sua versão física, a biblioteca do Monteiro Lobato conta com uma opção virtual para acesso de seus alunos.

 

No décimo quarto andar está localizado o auditório da instituição, com espaço para 180 pessoas por atividade, ali acontecem as formaturas além de diversos eventos da escola e da faculdade. Subindo um lance de escadas encontra-se nosso novo lounge para integração dos alunos, um espaço completamente construido pensando no bem estar e em produzir um espaço de lazer e relaxamento em pleno Centro da Capital. Para os dias de sol, o último andar da Instituição possui uma quadra poliesportiva com uma magnífica vista para o Lago Guaíba de um lado e para centro de Porto Alegre do outro. Além das atividades esportivas, a quadra oferece espaço também para admirar o belo pôr-do-sol de nossa cidade.


A instituição conta com salas de aula equipadas com confortáveis cadeiras, climatização e equipamentos de última geração em multimídia. Servidas por três elevadores e aproveitando o formato contemporâneo da sede vertical, elas estão localizadas nos seguintes andares: segundo, terceiro, quinto, sétimo, oitavo, nono, décimo, décimo primeiro e décimo terceiro. Para as questões pedagógicas, no meio do caminho entre estes andares, encontra-se o NUAP, Coordenação da Faculdade, Salas de atendimento individualizado e de reuniões, sala da CEO e sala dos professores. O funcionamento do setor pedagógico é no sexto andar, estando disponível ao aluno em todos os turnos e horários do Monteiro Lobato.


A sede de dezesseis andares conta com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais. Desde a entrada do prédio, contando com rampa de acesso de dimensões e corrimão que seguem os padrões solicitados pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), até elevadores que possuem espaço para abertura da porta e espaço interno (1,50m x 1,50m), garantindo o deslocamento seguro e rápido do cadeirante. Os banheiros do segundo e terceiro andar são apropriados para uso deste público, assim como, todos os corredores, portas e ambientes internos das salas de aulas contemplam espaço para o deslocamento de cadeiras-de-rodas.


Possuímos também na área de entrada da Instituição trilhos emborrachados para sinalização de deficientes visuais, que está colocado no início dos degraus na parte inferior da escada e na parte superior da mesma, os quais servem de alerta para o usuário deficiente. Este sinalizador também está presente na entrada de cada elevador.



 

ARBS - Associação de Funcionários RBS
Ir para o link

ARCO - Associação Recreativa dos Correios do Rio Grande do Sul
Ir para o link

Cartão de Seguros Life Associados
Ir para o link

C&A
Ir para o link

CIEE
Ir para o link

SATED - Sindicato de Artistas de Porto Alegre
Ir para o link

SINDEC
Ir para o link

IESA VEÍCULOS
Ir para o link
 

 

SINDESC
Ir para o link

SIMECAN
Ir para o link

SOGIL - Sociedade de Ônibus Gigante
Ir para o link

IESA
Ir para o link

GBOEX
Ir para o link

AECPARS
Ir para o link

VONPAR
Ir para o link