O Curso

Duração: 2 anos

Turnos: manhã e noite

O curso Tecnólogo em Marketing da Faculdade Monteiro Lobato é organizado para dar uma sólida formação ao egresso, onde a vivência da prática é fundamental para o aprendizado.

O método de ensino tradicional dá lugar a utilização de metodologias ativas onde o aluno é protagonista de seu aprendizado.

Abaixo um pequeno quadro onde se observam as diferenças entra a metodologia tradicional e a aplica na Faculdade Monteiro Lobato

 

 

Faculdade Monteiro Lobato

 

Outras IES

 

Metodologia

Metodologia Ativa. Autonomia do aluno

Metodologia Tradicional Professor ensina, aluno aprende.

Aula

Trabalhos em grupo. Para discutir o que foi estudado.

Aula expositiva com Power Point.

Sala de aula

Mesas para trabalho em grupo.

Um aluno sentado atrás do outro, sem interação.

Tempo de curso

Definido na matrícula.

Depende do número de disciplinas cursadas.

Disciplinas

Semestres temáticos. Durante um semestre sempre o mesmo tema.

Sem conexão uma com as outras. Vários assuntos diferentes durante um semestre

Faculdade

Treinamento para a vida real. Casos práticos, de empresas reias.

Mundo acadêmico, sem relação com a realidade vivida pelo aluno.

Alunos por sala

30 alunos

Até 100 alunos

Tratamento

Personalizado. Sabemos que cada aluno é diferente. Professores preocupados com os alunos.

Padronização. Todos os alunos são iguais, tratados da mesma forma, como um número.

Relação com o mercado

As empresas virão atrás dos nossos alunos, pois eles saberão resolver problemas reias.

O aluno vai procurar emprego depois que se forma

 

 O que faz e onde autua o profissional de Marketing

Cabe ao profissional de marketing identificar as tendências do mercado consumidor, estudar oportunidades para venda de produtos e serviços e elaborar campanhas com fins comerciais. Sua principal função é satisfazer clientes e garantir retorno positivo a marcas e empresas.

 

Segmentos de atuação:

Marketing Estratégico: Envolve estudo de mercado, concepção do produto e estratégia de venda.

Marketing Operacional: Voltado à elaboração e condução de campanhas comerciais.

Marketing Digital: Utiliza a Internet e mídias sociais para estabelecer relacionamento com o cliente.

Endomarketing: Estimula o engajamento dos colaboradores de uma empresa aos objetivos da gestão.

Marketing de Relacionamento: Cuida da relação entre a empresa e seus clientes, fornecedores e parceiros.

Marketing Político: Reforça a imagem de um político ou candidato junto ao seu eleitorado.

Marketing Social: Promove uma causa ou conceito para conscientização da comunidade.

Marketing Cultural: Busca associar marcas e empresas a projetos culturais por meio de apoios e patrocínios.

Marketing Antropológico: Investiga o comportamento dos clientes ao fazer suas escolhas de compra ou utilizar um serviço.

 

 

 O mercado de trabalho

Mercado de trabalho amplo e repleto de oportunidades. Crescimento do setor nos próximos anos, baseado no incremento do comércio e surgimento de novos negócios e serviços.

Salário

Assessor de Marketing: R$ 2,4 mil

Analista de Comunicação e Marketing: R$ 2,8 mil

Especialista em Marketing: R$ 5,1 mil

 

Atos Legais de criação e reconhecimento do curso

Autorizado pela Portaria MEC 537 | DOU 23/10/2013



O curso é organizado em quatro semestres temáticos, ou seja, módulos. Os conteúdos são concentrados facilitando o aprendizado do aluno.

Abaixo os oito módulos, dos quais o aluno deverá escolher quatro para sua formação, e sua área de concentração.

MÓDULO

ÁREA DE CONHECIMENTO

CARREIRA PROFISSIONAL

MÓDULO COMPORTAMNETAL

GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO

GOVERNANÇA

ORGANIZAÇÕES ADAPTÁVEIS

RECURSOS HUMANOS

MARCADO E COMPETITIVIDADE

MARKETING

GESTÃO E CONTROLE FINANCEIRO

FINANÇAS

OPERAÇÕES ORGANIZACIONAIS

LOGÍSTICA

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

INDICADORES

SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

 

O aluno para colar grau deverá passar obrigatoriamente pelo Módulo Mercado e Competitividade. A aprovação se dará no módulo.

 



Mais de 90% dos professores têm mestrado ou doutorado. Porém todos têm atuação no mercado, o que possibilita que situações do dia-a-dia das empresas sejam apresentadas aos alunos.

 

Alberto Zandavalli

Alexandre Rodrigues Pinto Neto

Andréia Bonato da Silva

Elisa Martins Marques Sartori

Fabian Viegas

Fabiane Cristina Martins de Oliveira

Felipe Ferraz Merino

Felipe Caleffi

Giulia Jaeger Englert

 

José Augusto Grebim

Jorge Luis Ribeiro Imperatore 

Licione Torres Marques Isbert

???????

 

 


Marcia Brenner Ayub

Maria Regina Dambrosi da Silva Uster

Marilene Bertuol Guidini

Marlise Alves Silva Vanti

Monique Morganti Callegari

Michelle Pitrez Ruschell

Saulo Armos

Sérgio Citolin

Sérgio Luis Bombassaro



Conheça a exclusiva e inovadora sala de aula da FATO

 



PPC

Clique para download

 

Portaria de Reconhecimento

Clique para download

 

Portaria de autorização

Clique para download